b. PORTUGUÊS
1) Leitura, interpretação e análise de textos
– Leitura, interpretação e análise dos significados presentes num texto e relacionamento destes com o universo em que ele foi produzido.
2) Fonética, ortografia e pontuação
– Correta escrita das palavras da língua portuguesa, acentuação gráfica, partição silábica, pontuação.
3) Morfologia
– Estrutura e formação das palavras, classes de palavras.
4) Morfossintaxe
– Frase, oração e período, termos da oração, orações do período (desenvolvidas e reduzidas), funções sintáticas do pronome relativo, sintaxe de regência (verbal e nominal), sintaxe de concordância (verbal e nominal), sintaxe de colocação.
5) Noções de versificação
– Estrutura do verso, tipos de verso, rima, estrofação, poemas de forma fixa.
6) Teoria da linguagem e semântica
– História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem; significado das palavras.
7) Introdução à literatura
– A arte literária, os gêneros literários e a evolução da arte literária em Portugal e no Brasil.
8) Literatura brasileira
– Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo e Simbolismo.
9) Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, são Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto Legislativo n° 54, de 18 de abril de 1995. Para o CFS/2011, ainda serão aceitas as 2 formas ortográficas, como está previsto no Decreto.
c. REDAÇÃO (PROVA DISCURSIVA)
1) Objetivo
Elaboração de texto com correção, clareza e objetividade, que contenha no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, com assunto, tema e modalidade específicos, expressos na proposta constante da folha de prova. A produção textual deve respeitar, integralmente, as características da modalidade textual proposta e a linguagem utilizada deve estar de acordo com os padrões da norma culta da língua portuguesa.
2) Conteúdo
As modalidades de texto (descrição, narrativa e dissertação); os tipos de descrição; características da descrição; os tipos de narrativa; características da narrativa; o interesse humano; narrativa e descrição; os tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre); os tipos de dissertação; a linguagem retórica; figuras de linguagem; narrativa e dissertação.
3) Critérios de correção
a) Narrativa: seleção de elementos significativos e sugestivos; coerência; movimento; coesão da linguagem; criatividade. Serão observados, ainda, o respeito integral à modalidade textual proposta, a seleção lexical (linguagem), o atendimento à norma culta da língua, a correção gramatical e a apresentação do texto (caligrafia, margens e limpeza).
b)Dissertação: assunto e tema; coerência nos parágrafos (argumentação); criatividade (persuasão); coesão na linguagem. Serão observados, ainda, o respeito integral à modalidade textual proposta, a seleção lexical (linguagem), o atendimento à norma culta da língua, a correção gramatical e a apresentação do texto (caligrafia, margens e limpeza).
4) Correção da redação
Não terá a parte discursiva de Português (redação) corrigida, o candidato que apresentar o texto de sua Redação:
a) com fuga total ao tema proposto na Parte Discursiva de Português;
b) em modalidade textual diferente da pedida na Parte Discursiva de Português;
c) ilegível, isto é, que não pode ser lido;
d) em linguagem e/ou texto incompreensível, isto é, o vocabulário não pode ser compreendido;
e) em forma de poema ou outra que não em prosa;
f) em texto com menos de 20 (vinte) ou mais de 30 (trinta) linhas;
g) com marcas ou rasuras que possam identificar o candidato na Folha de Redação; e
h) redigido sem a utilização de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
5) Bibliografia
a) Gramática
(1) SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em Textos. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2005.
(2) TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. 5ª edição. São Paulo: Scipione, 2007.
(3) CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª edição, revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
(4) FERREIRA, Mauro. Aprender e Praticar Gramática. Edição Renovada. São Paulo: FTD, 2003.
(5) NOVA ORTOGRAFIA (ACORDO ORTOGRÁFICO) – 2009/2010
b) Literatura brasileira
(1) NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. 17ª edição. São Paulo: Scipione, 2007.
(2) INFANTE, Ulisses. Curso de Literatura de Língua Portuguesa. 1ª edição. São Paulo: Scipione, 2001.
(3) CEREJA, William Roberto e MAGALHÂES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. 3ª edição. São Paulo: Atual, 2009.
c) Redação (interpretação e produção de textos)
(1) CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto e Interação. 2ª edição, revista e ampliada. São Paulo: Atual, 2005.
(2) PELLEGRINI, Tânia e FERREIRA, Marina. Redação, Palavra e Arte. 2ª edição. São Paulo: Atual, 2006.
E a parte de Matemática?
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